Projeto com 30 bicicletas facilita percurso no maior campus da USP em Pirassununga

Pirassununga, 16 de maio de 2017 – Alunos, professores e funcionários da Universidade de São Paulo (USP), em Pirassununga, estão aderindo ao projeto ‘Vamos de Bike’, que disponibiliza 30 bicicletas para percorrer o maior campus da universidade. O objetivo é facilitar o deslocamento e beneficiar o meio ambiente evitando veículos poluentes.

Com uma área de mais de 2 mil hectares, é difícil fazer tudo a pé ou depender de ônibus e carros na USP. “Andar a pé não tem como, é muito longe e o calor. A gente tem que ir para a aula e é complicado, a gente tem que sair muito antes”, disse a estudante de pós-graduação Marisa Manso.

O projeto da USP vem para facilitar o deslocamento, que conta com uma ciclovia de 1 quilômetro e 800 metros.

Benefícios ao meio ambiente
A superintendente de gestão ambiental da USP, Patrícia Iglecias, explica que a iniciativa de montar um bicicletário também vai ajudar a reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

“Esse é um projeto piloto para ser estendido para outros locais. Diminuindo o uso de veículos e utilizando um meio que é a bicicleta, que não tem emissão de gases estufa, traz benefícios não só para a universidade, mas como o meio ambiente de forma geral”, disse.

O estudante Arthur Firmino não quer mais saber de veículos motorizados e já fechou parceria com a magrela. “Se eu vier de bicicleta e usar no campus eu vou economizar dinheiro e beneficiar o meio ambiente”, disse.

O sistema de compartilhamento está em período experimental e há intenção de disponibilizar o empréstimo para a comunidade externa em breve.

Veja como se cadastrar para usar as bikes
O cadastramento de usuários é feito na Seção de Atendimento à Comunidade (DVATCOM) da USP, das 8h às 12h e das 14h30 às 16h. As regras de uso estão disponíveis no site da USP.

Fonte: G1/EPTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *