Domingo do Padre Donizetti leva grande quantidade de turistas a Cachoeira de Emas

Pirassununga, 19 de junho de 2017 – Este domingo (18) foi um dia de muita movimentação no Distrito de Cachoeira de Emas, em Pirassununga. Tudo porque aconteceu mais uma comemoração do chamado “Domingo do Padre Donizetti”, data conhecida e sempre esperada pelos comerciantes locais. Vários turistas chegaram de Tambaú, depois de participarem das missas e das homenagens alusivas ao 56º Ano de Morte do Padre Donizetti. Outro grande evento religioso que aconteceu na data foi 41º edição da Marcha da Fé em Tambaú.

Em Cachoeira de Emas, a movimentação teve início por volta das 10h e atingiu o seu pico por volta das 14 horas, com a presença de milhares de turistas. Encerradas as missas e as homenagens em Tambaú, os romeiros se locomoveram, em sua maioria, para Cachoeira de Emas.

Para atender a essa demanda, a Prefeitura de Pirassununga, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo e de Governo, se movimentou para atender aos visitantes. Além dos sanitários convencionais, banheiros químicos foram disponibilizados para atender a demanda.

A equipe do Demutran – Departamento Municipal de Trânsito esteve no distrito para orientar e organizar os ônibus, vans e veículos de passeio nos estacionamentos. Também houve apoio da Secretaria de Saúde, através do serviço de ambulância, Secretaria de Planejamento, com sua equipe de Agentes de Fiscalização de Posturas, da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal e das Polícias Militar e Rodoviária.

Comunidade
A Comunidade Nossa Senhora Conceição Aparecida (de Cachoeira de Emas) montou ao lado da Capela Histórica sua barraca de frutos da terra: laranjas, abóboras, doces caseiros, caldo de cana, além da cozinha que serviu marmitex, porções, pasteis além do bazar de roupas com preços simbólicos. Tudo isso, com o objetivo de arrecadar fundos para as despesas e manutenções que se faz necessário no dia a dia da igreja da comunidade.

Todo o trabalho foi feito por voluntários que dedicaram seu tempo em contribuir em prol da comunidade e pessoas que fazem doações. Passados 62 anos da última benção pública (que ocorreu em 31 de maio de 1955), foi observada uma grande quantidade de pessoas de fé devotas do “Servo de Deus” Padre Donizetti.

Fotos e texto: Antonio Felippe e Roberto Bragagnollo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *